8.3.23

Is there anybody out there? Is there anybody in there?

 Será que ainda faz sentido discutir VOIP atualmente?


!!! Disclaimer: Tudo que eu vou escrever aqui está sem referências e está sujeito às minhas interpretações à época em que foram pensadas. Deve ter muita coisa errada, ok? Agradeço gentilmente quaisquer correções lá nos comentários. !!!


Como eu vi algumas coisas ao longo dessa vida, seria bom estar tudo aqui.


Até lá pela década de 80, ligações telefônicas interurbanas eram uma coisa terrível (para os padrões atuais). A tecnologia era toda baseada em comutação de circuitos, ao contrário de hoje, que é comutação de pacotes (mas esse assunto não cabe aqui).


Cara, comutação de circuitos significava que existia uma ligação elétrica real entre seu aparelho telefônico e o aparelho lá do outro lado da ligação. Eu não sei direito quando surgiram as tecnologias de multiplexação de canais e os links de microondas, porque eu não pesquisei tanto assim... mas é assustador imaginar, hoje, que uma ligação telefônica era (poderia ser) de fato uma "ligação", eletricamente falando.


Na década seguinte, anos 90, a internet avançou e logo perceberam que uma ligação telefônica internacional poderia ser feita através de uma comunicação de dados. Na teoria, funcionava, mas na prática, com delays e bandas restritas, a coisa não era tão legal assim. (Estou abstraindo aqui a necessidade de placa de som, um opcional caro à época, caixas de som ou fones, e microfones. Não eram coisas triviais.)


E aí entra em cena o dono de tudo, o monopolista supremo, o monstro de sete cabeças: o governo.


Sim, você não podia conversar com alguém sem um CGC no meio (era como se chamava o CNPJ, moçada). E se tivesse um CGC, tinha imposto. Ah, monstro faminto, descobrimos seu alimento.


E esse CGC devia estar relacionado com a atividade de telecomunicações, e não bastava ser um provedor de internet, porque, pasme, o ato de conversar com alguém foi transformado em monopólio do Estado.


Mas e aí, se você abrir os pacotes IP e descobrir que são de telefonia... como fica? Fica no sigilo das comunicações, ou seja, em teoria, não se poderia fazer isso. Então, deixa quieto. (Hoje em dia as coisas seriam certamente diferentes.)


Bem, ter com quem conversar, nesses termos, também era difícil, e a gente acabava conversando com qualquer um, só pelo prazer de conversar através desse negócio moderno aí.


Por um tempo, mantínhamos o computador com o Skype ligado em certas horas do dia, à disposição de quem quisesse nos incomodar.


Putz, hoje em dia é o contrário. A gente torce pra conseguir ficar sozinho um minuto. Ninguém dá paz.


Navegando por aí, eu encontrei o post "A História do Voip", no endereço  https://www.voipdobrasil.com.br/blog/a_historia_do_voip/ , e ele contém um interessante resumo sobre a história dessa interessante tecnologia.


2 comentários:

Ocho disse...

E hoje temos um famigerado DESgoverno que, pela tal ANTATEL, restringe apenas a 4 companhias telefônicas (Claro, vivo, tim e Oi, que esta está na derrocada de nova tentativa de recuperação judicial) que na prática, são tudo combinadas dentro de uma grande máfia, causando assim, as insistentes famigeradas reclamações, que sempre estão sempre nas primeiras colocações no Reclame Aqui.

The Ultimate Nerd disse...

Existe mesmo alguma restrição?