18.7.13

o povo do meu país

Esses tempos percebi que o mundo inteiro tem um desconhecimento crônico de algo que eu considero tão óbvio quanto intuitivo.

A dúvida é: "Qual a proporção entre homens e mulheres no Brasil?"

E foi essa a pergunta que eu fiz para diversas pessoas.

Infelizmente não fiz uma tabulação séria dos resultados, com análises estatísticas e o escambau, mas deu pra perceber uma coisa: as pessoas não têm a menor ideia da resposta.

Antes das divagações, vamos às respostas.

Segundo o IBGE, a população brasileira, segundo o censo de 2010, é a seguinte:

Homens: 93.406.990 (49%)
Mulheres: 97.348.809 (51%)
Total: 190.755.799

Então, uma resposta que eu considero certa é: "é meio-a-meio".

Essa diferença de menos de 4 milhões de mulheres a mais pode parecer assustadora (2%), mas é a origem de muita besteira que se diz por aí.

E minha pesquisa informal rendeu os seguintes resultados:

Aproximadamente metade das pessoas acertou o "meio-a-meio" no chute (o que eu considero bom).
Aproximadamente 1/4 das respostas foi "três mulheres para cada homem"
O resto se dividiu entre "sete mulheres para cada homem" e "60% de mulheres, e 40% de homens".

Qual a origem de tanta discrepância? Pelamordedeus...

Muita gente jura que viu na televisão alguma estatística sensacionalista, juram que é isso, falam que "é científico", etc...

Talvez seja um misto de tradição com reportagens mal-feitas, mas eu me assombro de verdade com essas desinformações amplamente disseminadas.

Mas essa pesquisa é tão interessante que seria uma pena terminar o post aqui. Detesto citar a wikipedia como fonte, mas por falta de coisa melhor, vai ela mesma.

A página "Human sex ratio" traz que a proporção entre homens e mulheres é "aproximadamente 1:1", a proporção no nascimento é de 105 homens para cada 100 mulheres, e a proporção para toda a população humana é de 101 homens para 100 mulheres.

A página "List of countries by sex ratio" tem uma tabela ordenável, onde podemos ter um panorama do mundo.

O primeiro grande país que possui mais mulheres que homens é a Rússia. De seus 143.400.000 habitantes, a proporção é de 86 homens para 100 mulheres. (Os outros quatro países juntos somam 1/3 da população da cidade de São Paulo, então eu nem vou considerar aqui.)

Na outra ponta da lista estão os Emirados Árabes Unidos, com 219 homens para cada 100 mulheres. Deve ser o pânico generalizado.

Mas o que pesa na balança mesmo são os dois gigantes do mundo: Índia e China.

Índia: 1.270.272.105 habitantes. Por extenso, que fica mais sensacionalista: um bilhão, duzentos e setenta milhões de pessoas. Proporção de 108 homens para cada 100 mulheres. Esses 8 que sobram geram um excesso de quase 49 milhões de homens. Coitada dessa gente.

China: 1.353.821.000 habitantes. Um bilhão, trezentos e cinquenta e três milhões de habitantes. Proporção de 106 homens para 100 mulheres. Excesso de 39 milhões de homens. Também lamentável.

Juntos, geram um excesso de 88 milhões de habitantes, o suficiente para encher 1128 estádios como o maracanã. Que estatística mais idiota. Ok, vamos a algo mais útil: esses 88 milhões de habitantes correspondem a 46% da população brasileira.

Os motivos disso são a já conhecida preferência por filhos homens lá por essas bandas. Infelizmente o mundo tem dessas coisas.

Bom, minha despretensiosa intenção com esse post era só esclarecer esse ponto, que eu acho bastante relevante, e que com a qual parece que as pessoas não se preocupam muito. Ainda que a utilidade seja próxima de zero, parece que é uma informação tão básica, que situa tanto a pessoa no mundo em que vive, que fica difícil admitir que alguém conviva com essa informação errada.

2 comentários:

Ocho disse...

Eu sempre achava que a população de homens era pouco mais superior que a população de mulheres, mas hoje em dia, creio que realmente, as mulheres estão em maior número, na média, devido ao fato delas cuidarem melhor da saúde que os homens.

Agora, esses 46% de homens pela população brasileira é intrigante mesmo, hehehe. Se eles estivessem tudo em um único lugar, acho que seria um inferno...

Kodi disse...

E eu tenho a impressão de que não tem nenhuma mulher sobrando...