7.10.12

10 anos de blog

Essa é uma daquelas histórias feitas para entrar pra história.

Há 10 anos, estava eu em casa, sem sono, refletindo sobre minha própria existência, minha auto-identidade, quando me bateu aquele pensamento existencial que vez ou outra nos aflige: "Quem sou eu? Onde estou? Para onde vou?"

Após uma profunda conclusão, concluí o óbvio: eu era um Nerd.

Mas eu não era um Nerd qualquer.

EU ERA O THE ULTIMATE NERD.

E no dia 7 de outubro de 2002, às 0h11, nascia O BLOG DO THE ULTIMATE NERD.

Lembro-me com razoável lucidez daquele momento: contemplei meu chaveiro holográfico, fui tomar uma água, olhei pra fora (era noite), e pensei: "Este é um dos momentos mais importantes da minha vida!".

Eu, o The Ultimate Nerd, era um ingênuo estudante universitário, perdido entre os devaneios e as duras lições da faculdade, vivia no conforto da casa de meus pais, e era teimoso como uma mula.

O primeiro blog durou pouco tempo. Um belo dia, a empresa que o hospedava resolveu cobrar pelos seus serviços. Eu, como estudante universitário, não iria pagar por aquilo, mas fiz backup de tudo. Blogs, na época, faziam o papel das redes sociais. A diferença é que as pessoas escreviam mais e entravam em contato com pessoas desconhecidas. Na época eu escrevia mais, mas pior. O novo blog, este daqui, surgiu muitos anos depois.

Farei aqui um extenso relato de várias coisas que aconteceram desde aquele momento, mas principalmente de muitas pessoas importantes que eu conheci, e que foram fruto direto da existência deste blog.

Alguns anos antes, no longínquo ano de 1996, fiz um inesquecível e saudoso "Curso de Internet" no departamento de internet da faculdade, e, alguns meses depois, num dos "Laboratórios de Informática" (espécie de "Lan House" da época), conheci o sr. Rodrigo L., estudante de biologia.

Este encontro iria definir o resto da minha vida.

Algum tempo depois, o sr. Sérgio L, irmão do Rodrigo, foi ser meu colega de curso.

Pouco tempo mais tarde, a amável sra. Sol L., irmã dos dois, foi na mesma faculdade fazer seu curso universitário. (Seu delicioso blog ainda continua de pé.)

Como eu fui um suspeitíssimo free-lancer no blog da Sol, acabei conhecendo a minha querida amiga, quase irmã, Fran B., e, através dela, as inesquecíveis amigas Chris M., Carol S. e a Janilda (coisa linda!)

Como era hábito da época, linkei meu blog no blog da Sol, e através dele, a formidável sra. Cyberflo veio a me conhecer. Essa pessoa viria a me influenciar sobremaneira muitos anos mais tarde. (Houve uma pessoa intermediária aí, a dona Carolina, que eu devo ter tido, se muito, 1 contato, mas que precisa ser mencionada pela importância no contexto).

Uma das frequentadoras do blog da Sol era a sra. Nanna P., soteropolitana de nascimento, e seu blog tinha a estranhíssima característica de ter seu template escrito em islandês (ou finlandês, não sei direito...)

Muitos anos depois fui admitido numa grande empresa brasileira, e tive a grata oportunidade de fazer um estágio no Rio de Janeiro.

Descobri que a sra. Roberta M., grande amiga da sra. Cyberflo, trabalhava justamente no prédio onde eu estagiava, lá no Rio. Fui conhecê-la pessoalmente numa dessas simpáticas máquinas de café, no 35º andar do prédio onde estávamos. Detalhe: eu ainda não conhecia a Cyberflo pessoalmente!

Em 2009 o blog recebeu um luxuoso upgrade: registrei o domínio ".com" e recuperei o template original dele, num surto de ciúmes do blog da minha amiga Vaninha (que é o próprio Darth Vader). O blog, até então, estava  com um template genérico. A Vaninha, mesmo morando longe, eu fiz questão de conhecer pessoalmente, porque ela é mais Nerd do que eu. Prosterno-me a ela.

Tempos depois vim a conhecer pessoalmente a Cyberflo num importantíssimo curso de evolução mental, indicado por ela e pela Roberta, em São Paulo, já em 2010.

Nessa época, eu já estava morando aqui na Bahia, numa pequena cidade do interior, por motivos de trabalho. (sim, minha vida deu uma grande virada...)

Mais ou menos na mesma época, conheci o sr. Eduardo S., colega de trabalho, adorável pessoa, e amante da fotografia. Pelo facebook descobri que ele tinha, entre seus contatos a sra. Nanna P., aquela do blog da Sol. O mais curioso é que eles também não se conhecem pessoalmente!

Assim fui conhecendo pessoas ao longo dos anos, através de ligações absolutamente exóticas, e é assim como as coisas se encontram agora.

Hoje, 10 anos depois, estou morando sozinho, longe da casa dos meus pais, e continuo teimoso como uma mula (talvez um pouco menos, devido aos vultosos esforços da minha amiga Cyberflo).

Vamos ver o que o futuro nos reserva...

Abraços a todos!
The Ultimate Nerd

PS: o primeiro post foi algo totalmente previsível: apenas a palavra "Teste". Era muita egotrip junta... céus...


9 comentários:

Ariel Shem Tov disse...

Tenho até hoje nosso primeiro email, onde eu me apresento como sendo "uma geeka, uma nerd"!

Love Love Love, the one and only Ultimate Nerd!

Adorei constar no post comemorativo.

Live Long and Prosper!

Beta disse...

Ueba! Parabéns pelos 10 aninhos do The Ultimate Nerd!

Pensando aqui... 10 anos atrás eu era uma estudante de filosofia na UFRJ, onde conheci a Carolina, que me apresentou a Cyberflo, que um dia muitos anos mais tarde me mandou um email falando que o amigo virtual dela ia trabalhar na mesma empresa que eu, e que ele era o the ultimate nerd. Minha primeira reação: "Como assim? A ultimate nerd sou eu!"

Nesses 10 anos muita coisa mudou, não foi? Dizem que ser nerd virou meio cool, mas eu contínuo sendo nerd e totalmente uncool. Só não me preocupo mais com isso... E você? Ainda é o Ultimate Nerd?

Beijos! E que venham 10 anos mais com o blog!

Beta disse...

Florzinha, muda o seu nome ali em cima, vai! Ariel Shem Tov não é tão você quanto Cyberflo.

Ruvânia disse...

Eu adoro blogs! Acompanho blogs desde o início e vi todas as mudanças de estilo na internet e nos blogs. Por isso, algumas vezes tenho uma certa nostalgia... Ler esse post me trouxe muita coisa de volta. Foi muito bom conhecer você e foram nossos blogs que nos aproximaram. Ri muito com o seu texto. Parabéns pela história!

Sol disse...

:}

Eduardo Sarquis disse...

Fiquei bem feliz de ser uma adorável pessoa e fazer um ponta nesse post comemorativo tão cheio de significado! Grande abraço!

Carolina disse...

Até eu apareci no post! Que chique! Adorei!

Não lembro direito como cheguei ao blog da Sol, o movimento principal que fez com que você conhecesse a Cyberflo e a Beta. Será que a Sol lembra?

Os blogs eram mesmo muito legais, a gente ia entrando no blog de um, blog de outro, encontrando blogs legais, pessoas legais...

E depois de tanto tempo, eu ainda não conheço a Sol pessoalmente. :)

Ocho disse...

Parabéns, TUN!!

10 anos de blog não é pra qualquer um ainda mais agora que muita gente migrou para as redes sociais, como o Facebook.

Que o TUN blog continue firme! Abraços

Kodi disse...

Um feliz Ano Novo para você e seu blog e vida longa ao The Utimate Nerd!