14.1.08

mais fotos...

Então nesse fim-de-semana fui à formatura do Meu Querido Irmão.

Levei a máquina de filme junto, já que ela tava ali mesmo...

Usei o filme Superia X-TRA 800 (colorido), puxado para ISO 3200. Haja coragem...

Dentro da dualidade de que, quando a gente faz alguma coisa, ou a gente acerta, ou a gente aprende, concluí que aprendi um monte com essa experiência.

A grande surpresa veio das fotos com flash.

Geralmente os flashes têm potência fixa, e, de acordo com a distância, varia-se a abertura do diafragma, dividindo-se seu número guia pela distância, obtendo-se a abertura, isso para um determinado filme.

Ou seja, fácil fácil de dar merda.

Essa minha máquina possui flash "TTL", que regula a potência da luz e utiliza a abertura máxima do diafragma. Isso me fez acreditar que todas as fotos com flash sairiam super-expostas, estouradas, o que não aconteceu, e as melhores fotos foram as tiradas com flash.

Outra surpresa foram as fotos superexpostas.

Durante a cerimônia, fiz várias experiências com a máquina digital, concluindo que sub-expondo as fotos em dois pontos (!!!), elas ficariam boas. Claro, porque com o fundo escuro, há a tendência de se estourar as áreas de tons normais.

Já nas fotos da máquina de filme, a história é outra.

Primeiro, que as cópias foram o "super-copião Noritsu", uma tira de 11,7 x 31,6 cm, com 4 fotos de 7,2 x 11,2 cm empilhadas. E com correção automática - isso faz toda a diferença.

Fotos sub-expostas, quando corrigidas, ficam com uma terrível tonalidade cinza nas partes escuras. Agora vou refazê-las em 10 x 15 cm sem correção e ver o que que dá.

Nessa série, as fotos super-expostas ficaram legais, já que a máquina fez o favor de não corrigir, e a ampla latitude de exposição do filme ainda conseguiu pegar vários detalhes dos tons claros.

Enfim, as fotos com exposição levemente superior à normal ficaram bem legais, com bons constrastes.

Algumas das fotos preto-e-branco do post anterior, pedi cópias dessa vez "SEM CORREÇÃÃÃOOO MESMOOO", e ficaram ligeiramente melhores do que as corrigidas.

Parece que 20 anos de fotografia não serviram pra nada.

Nenhum comentário: