26.7.12

como falar ao celular

Ok, é pretensão minha querer ensinar alguém a falar ao celular... mas vamos ao que interessa.

Telefone celular funciona por ondas de rádio, e pra isso, precisa de antena.
Os telefones de hoje não têm antena pra fora do aparelho, mas têm antena sim. Na maioria deles, fica em alguma região atrás do aparelho, e não deve ser bloqueada com a mão, caso contrário, a comunicação fica prejudicada. Na melhor das hipóteses, a bateria vai sofrer uma descarga inútil. Na pior das hipóteses, a ligação vai ficar tão ruim que vai cair.
Figura 1: Há um belíssimo celular escondido nessa foto

Eu até acredito que uma certa parte desses problemas que as operadoras de telefonia celular estão enfrentando são, na verdade, problemas relacionados a isso que eu mencionei. Com esses novos planos de tarifa barata e/ou cobrança por ligação, os usuários acham que o mundo é cor-de-rosa e resolvem ficar horas e horas pendurados no telefone. E aí resolvem passear pela casa, deitar na cama, ir ao banheiro... As partes mais internas das casas, como corredores e banheiros, possuem muita atenuação de sinal devido às paredes. E na cama, o problema é quando a pessoa se debruça sobre o aparelho. Isso, combinado com o tempo muito maior de cada ligação, faz com que as chances de a ligação cair sejam muito maiores.

Eis aqui uma ilustração retirada do manual de instruções de um smartphone inespecífico, ilustrando a região da antena do mesmo:
Figura 2: retirado do manual de um celular: localização da antena interna

Nesta outra ilustração, o fabricante indica as regiões que não podem ser tocadas por conterem antenas de telefonia e/ou de wi-fi:

Figura 3: retirado de outro manual: evite encostar nas regiões indicadas

Nem sempre os fabricantes de celular dão essas informações nos manuais de instrução de seus aparelhos.

Um caso digno de atenção é o do iPhone 4, cuja antena é a banda lateral de aço inox, que, quando tocada de ambos os lados (leia-se: "quando é curto-circuitada"), o nível do sinal cai drasticamente, conforme amplamente divulgado pela mídia especializada. A Apple, pra corrigir, recomendou o uso de uma capinha de borracha que ela própria fabrica, mas eu acharia melhor usar algum pegador auto-adesivo, grudado na parte de trás. (Eu to brincando, gente. Prefiram a telecinesia.)
Figura 4: teste de velocidade de dados, sem tocar e tocando nas antenas


Então, quando forem falar ao celular (principalmente se for comigo), segurem o aparelho pelas laterais (exceto o iPhone acima), e evitem apoiar o celular com o dedo indicador contra a orelha. Quem eu desconfiar que tá apoiando o celular no ombro vai ser sumariamente desligado, na minha já tradicional elegância e simpatia.
Figura 5: Recomendação de como segurar um telefone celular junto à orelha

Pra quem se preocupa com os efeitos da radiação eletromagnética na cabeça, uma ótima dica é usar um fone de ouvido externo, ou, dependendo da situação, o viva-voz.
Figura 6: exemplo de telecomunicação sem uso de eletricidade

4 comentários:

Ocho disse...

Opa, antes de mais nada, deixa eu limpar as teias de aranhas daqui, hehehe (brincadeirinha).

O problema da telefonia celular realmente não é unilateral, conforme o TUN indica. As pessoas teimam em culpar as operadoras somente pelo mau sinal do celular. Em parte, estão certos.

Os problemas, entratanto também se devem ao acúmulo de linhas desordenadas, falta de infraestrutura e antenas de boa qualidade nas cidades, dos próprios celulares e do mau uso do mesmo.

No meu caso, tenho um Xperia Mini com um pre-pago da TIM. Tenho já dois anos com ele, mas já enfrento dificuldade de uso com ela. Como o celular é mini, minha mão, inevitavelmente, cobre quase toda área do celular. Segundo, o Xperia Mini já está dando sinais de esgotamento (reinicia sozinho qdo plugo USB no Computador, por exemplo) e sem atualizações recentes para um aparelho defasado. E por último, o proprio sinal da TIM tbm não ajuda (por motivos que todo mundo já sabe).

Por isso, são vários fatores da péssima qualidade de sinal, resumindo: Operadora +infraestrutura ruim + aparelho velho + SO defasado...

Kochan disse...

Essa informação da antena é importante. Deveria ser bem explicada para os usuários. O meu pai deve segurar o cel errado porque quando falo com ele a ligação fica horrível (mais gente fala naquele aparelho comigo). Infelizmente o meu aparelho não trouxe essa informação, mas tudo bem porque ele já está nas últimas mesmo. Valeu pela informação interessante.

Andrea disse...

Legal este post! Informações muito úteis! Vou ver se consigo descobrir onde fica a antena do meu.

Valeu!

Anônimo disse...

For this objective, may have to|you'll have to} send samples to an unbiased laboratory and pay for testing. Requesting CNC machining companies Direct CNC nihilate such risks and save you time, money, and reputation. But, a rare manufacturer cannot {invest in|spend money on|put money into} machine guarding, soundproof casings, contact mats, and different means of protection.