15.1.08

óculos para viagem

Fiz, já faz algum tempo, óculos novos. Lentes de policarbonato.

Como eu "quase" não sou exigente, chato, xarope, etc., achei que podia ser melhor.

Como o índice de refração do policarbonato é maior, a lente fica mais fina (essa é a intenção), só que, qualquer ondulação na superfície provoca distorções mais graves do que se a lente fosse a comunzinha orgânica.

Meu olho esquerdo tem um problema cuja lente precisa ser fabricada pelo laboratório, porque essa lente não é item de prateleira. Pra encurtar a história: a ótica teve que fazer tudo de novo.

A parte "viagem" da história é a tal da aberração cromática que ocorre nessas lentes.

A aberração cromática acontece devido à diferença de refração que ocorre em cada comprimento de onda da luz. Em outras palavras: num dado material, o índice de refração não é o mesmo para todos os comprimentos de onda. E, na prática, o efeito é maior nas bordas das lentes.

Esse fenômeno se expressa da seguinte maneira: objetos com grande contraste (preto e branco lado-a-lado), quando vistos através da periferia da lente, aparecem com uma borda azul ou vermelha, dependendo de suas posições.

Esses dias observei, com esses óculos, uma capa de livro com polígonos vermelhos e azuis, sobre fundo preto. Obviamente, a superfície do livro pode ser tomada como uma "coisa" de duas dimensões. Porém, devido a esse fenômeno, houve a impressão de aquilo ser algo em 3-D. Viagem completa.

A geometria exata de como as coisas aconteceram através das lentes, não sei explicar. Mas sem dúvida foi devido a esse fenômeno aí.

Em breve vou fazer um óculos decente, com a lente mais barata que aparecer por lá, e armação de camelô.

Tá, não vai ser de camelô, mas não quero que seja algo caro, já que as chances de sair mal-feito são grandes de novo. Saco isso, viu...

Um comentário:

Moriah disse...

Nossa, nunca pensei que um oculos pudesse causar tanto transtorno! :)